Solução unifica comunicação entre instituição de saúde, médicos e pacientes

Solução tem como objetivo unificar em uma única ferramenta todos os canais de relacionamento entre instituição de saúde, médicos e pacientes

MTM | Foto: Reprodução do site da empresa

A MTM Tecnologia, empresa de brasileira de desenvolvimento e licenciamento de soluções inovadoras para tecnologias móveis, anuncia o lançamento do MobileCare, uma solução que traz mobilidade aos fluxos de trabalho de hospitais e laboratórios, com o objetivo de tornar o relacionamento das instituições com profissionais da saúde e pacientes mais prático e seguro.

“Um típico provedor de saúde utiliza, em média, cinco canais de relacionamento independentes para a prestação dos serviços. Nossa proposta é unificar tudo em uma mesma plataforma, diminuindo as ineficiências no atendimento e aumentando a agilidade e a segurança dos dados”, afirma Gustavo Perez, Diretor Executivo da MTM Tecnologia.

O MobileCare envolve o desenvolvimento, entrega e gerenciamento de aplicativos e de um sistema de gerenciamento via web. Com ele, é possível solicitar agendamentos, consultar e compartilhar resultados de exames, enviar mensagens, incluindo lembretes e alertas via tecnologia Push (mensagens enviadas aos dispositivos móveis que notificam os usuários diretamente na tela principal de seu smartphone), fazer pesquisas sobre a instituição, médicos ou pacientes, além de gerir os dados da unidade de atendimento, com sistema de mapas e opções de contato.

Informações de médicos e pacientes também podem ser oferecidas na ferramenta. “A solução que desenvolvemos é um verdadeiro prontuário à disposição dos profissionais da saúde”, comenta Perez. “Informações cruciais para tratamentos – como os resultados de exames do paciente – ficam disponíveis com apenas poucos cliques”, completa o executivo. Vale destacar ainda que o exame é encontrado em formato de laudo de acordo com o padrão da instituição, evolutivo utilizando gráficos e tabelas.

A versão paciente do app contempla uma pesquisa de médicos, com a possibilidade de visualização de informações para o profissional de saúde selecionado. As informações disponíveis são definidas pela instituição e, caso seja preciso, poderá conter também uma lista de horários e dias em que o profissional estará disponível. Outro destaque é que a solução oferece tabelas relevantes aos médicos como a da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, da sigla em inglês), além das valorações da TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) e CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos). “Atualizamos e disponibilizamos novas tabelas com frequência de acordo com a demanda dos médicos e instituições.”, afirma Perez.

A plataforma contempla ainda um sistema web que permite administrar e interagir com a solução móvel. O MobileCare permite analisar estatísticas de uso e indicadores de atendimento, fazer a gestão das solicitações de médicos e pacientes, gerenciar formulários de atendimento, além de configurar toda a operação. Na plataforma web é apresentada a listagem das solicitações de médicos e pacientes e o detalhamento com todas as informações fornecidas.

A empresa garante também todo o suporte para manutenção, segurança e evolução do produto. “Podemos a qualquer momento incluir novas funcionalidades e asseguramos compatibilidade com as atualizações recorrentes dos sistemas operacionais”, completa Perez. Em relação à segurança, o Diretor-Executivo diz que a empresa segue todos os rigorosos padrões de tráfego de informação sensível, além de promover o bloqueio do app em dispositivos não confiáveis. Também não permite screenshots das telas dos dispositivos para evitar o vazamento de informações e toda comunicação e armazenamento de dados é realizada de forma criptografada.