Pesquisa revela como as empresas reduzem custos com gerenciamento de banco de dados

Colossus Cloud

Realizado pela IDG Research, em parceria com a TmaxSoft e a IBM, o estudo indica que 87% dos tomadores de decisão norte-americanos tentam reduzir os custos com esse gerenciamento, ao passo que 35% estão em fase de avaliação ou implementação de alternativas aos bancos comumente utilizados

Os tomadores de decisão norte-americanos no mercado de Tecnologia da Informação tentam reduzir a pesada carga de gerenciamento de suas bases de dados. Muitos deles, inclusive, já olham para além das soluções convencionais disponíveis no mercado. É o que indica a pesquisa realizada pela IDG Research, em parceria com a TmaxSoft e a IBM, no final de 2016. Com o nome de Reducing Database Management Costs (em tradução livre, Reduzindo os custos com Gerenciamento de Banco de Dados), o estudo procurou avaliar as abordagens das empresas com relação ao gerenciamento de banco de dados. 87% dos entrevistados, por exemplo tentam reduzir, ativamente, seus custos de gestão com estes bancos com abordagens diferentes como a modernização da infraestrutura de TI – com upgrades de hardware.

Além disso, 35% dos entrevistados estão em fase de avaliação ou implementação de alternativas aos bancos de dados corporativos disponíveis no mercado.  De acordo com Joshua Yulish, CEO global da TmaxSoft, muitos CIOs e outros decisiores de TI focam, agora, seus esforços em frentes como a transformação digital, cloud computing, análise preditiva e Internet das Coisas. “É neste contexto que a pesada carga de gestão da maioria das bases de dados convencionais se tornou uma grande preocupação. A necessidade de navegar em complexos termos de licenciamento, estruturas de precificação complicadas e tecnologias legadas de muitas dessas soluções demanda muito tempo e investimento. Tudo isso acaba fazendo com que os times de TI não se atentem ao principal: a inovação. Por isso, não é surpresa que 1 em cada 3 tomadores de decisão estejam em busca de opções além das que são padrão de bancos de dados”, completa.

Tecnologia TmaxSoft

O Tibero, sistema de gerenciamento de banco de dados relacional da TmaxSoft (RDBMS), é projetado para solucionar muitos desses imprevistos. “O mercado de banco de dados das empresas está próximo de um momento de disrupção. Temos todos os principais fatores que influenciam esse setor – pessoas encarregadas com essa questão que, com o tempo, tornaram-se complacentes, clientes presos a soluções caras ou lentas e um momento da tecnologia totalmente dinâmico, que altera as prioridades dos clientes e as possibilidades técnicas dos produtos”, afirma Yulish. “Existem muitas oportunidades de inovação para os players do mercado de banco de dados. Isso é o que buscamos com o Tibero para IBM Linux on Power – ao oferecer a cloud pronta, no esquema de tudo em uma única solução para cargas de trabalho complexas, com flexibilidade e licenças transparentes”, explica.