Facas Hohenmoorer forjadas à mão pelo alemão Ulrich Hennicke na cidade de Asendorf chegam ao Brasil

A cutelaria é uma arte milenar que conquistou muitas pessoas ao redor do mundo. Basta uma rápida pesquisa na internet para ver que existem muitos fabricantes e modelos de facas para as mais diversas finalidades e gostos. Saber escolher o modelo ideal torna-se um desafio à parte, principalmente pela história que existe por trás de cada marca.

Facas Hohenmoorer

Desenhadas e produzidas artesanalmente pelas mãos do alemão Ulrich Hennicke na cidade de Asendorf – Alemanha, as facas da Hohenmoorer são elaboradas com aço carbono de alta dureza, apresentando fio mais duradouro e um corte mais preciso do que as tradicionais facas de aço inoxidável. Trazidas com exclusividade ao Brasil pela loja online Manufakt, elas têm perfis distintos e contemporâneos e, por mais que sigam um modelo base, nunca serão totalmente iguais.

Facas Hohenmoorer

Opções

As facas de aço Damasco da Hohenmoorer são as mais exclusivas, feitas com 240 camadas de aço Damasco. Para isso, é usada uma combinação dos dois melhores aços de ferramenta, além de um resistente aço de níquel. Após sucessivas dobras, a lâmina obtida tem excelente retenção do fio de corte, além de um grau ideal de flexibilidade e dureza.

“Cada faca é forjada completamente à mão na oficina do Sr. Ulrich, que antes de lançar sua linha de facas já tinha quase 20 anos de experiência na fabricação de facas e cutelos. Cada Hohenmoorer tem seu próprio padrão de damasco cativante e com resultado único”, diz Nádia Schroeder, da Manufakt.

Um dos modelos disponíveis no site é a Faca Santoku. A lâmina tem 16,5 cm de comprimento e 2,6 mm de espessura. Com comprimento total de 30 cm e 156 g de peso, seu cabo é feito com carvalho dos Pântanos. A peça vem numa caixa de presente e a lâmina tem dureza de 62-64 HRC. “Santoku, em japonês, significa três virtudes. O nome dela simboliza os três usos que ela se adapta muito bem: picar, fatiar e cortar”, complementa Nádia, que foi até a Alemanha conhecer de perto o processo artesanal da marca.

As Facas Honhenmoorer são referência mundial e seu criador é um grande mestre no trabalho com altas temperaturas em metais, conseguindo estampar uma pequena logomarca, com um surpreendente toque de cor, como parte de sua assinatura em cada peça que produz.

Mais: